sábado, 6 de junho de 2009

Onde está a Empatia??

Empatia, do grego ἐμπάθεια (empatheia), é a capacidade de reconhecer ou entender o estado de espírito ou emoção de outro. É a tendência de se colocar no lugar do outro. A empatia é, segundo Hoffman (1981), a resposta afetiva vicária a outras pessoas, ou seja, uma resposta afetiva apropriada à situação de outra pessoa, e não à própria situação. O termo foi usado pela primeira vez no início do século XX, pelo filósofo alemão Theodor Lipps (1851-1914), "para indicar a relação entre o artista e o espectador que projeta a si mesmo na obra de arte."
Desconsiderando definições formais, pode-se resumir a empatia como "estar no lugar de". Estar no lugar do paciente, ao vislumbrá-lo limitado e dependente no leito hospitalar, estar no lugar da criança no semáforo, que vem oferecer balas, estar no lugar do que sofre, do que é excluído. A real importancia disto tudo, é que somente quando conseguimos nos projetar no lugar do outro, mesmo que dentro de nós mesmos, com nossas crenças e conceitos, podemos entender o que ele vive realmente.
O mundo moderno, caminha cada vez mais rápido rumo ao individualismo, é a máxima do "pirão é pouco, o meu primeiro" tomando conta das condutas humanas, com facilidade. verifica-se que as pessoas estão tornando-se frias, distantes. Onde estão os verdadeiros sentimentos? Onde está a Empatia? Seres humanos que pouca consideração manifestam pelo sofrimento alheio, quanto menos estar "no lugar do próximo". Será que a verdadeira causa disto é o instinto de superioridade que as pessoas desenvolvem? Se estou tão acima, como posso me colocar no lugar? Evoluímos em vários aspectos: estudamos cada vez mais, nos formamos, graduados e pós-graduados descobrimos que estamos perdendo a essência, estamos esquecendo tudo que realmente é importante dentro de nós, tudo o que pode fazer diferença em nossas vidas, tudo o que simboliza a verdadeira felicidade.
...por isto, naquela tarde tão triste, de céu azul e sol brilhando, ao sentir-me tão só, sentei nas pedras, olhei o mar e chorei, questionando a mim mesma onde está a Empatia?...

Nenhum comentário: